Atendimento
Objetivo
O processo de atendimento é indicado para os usuários que fazem as operações de venda na loja. Ele permite o lançamento de vendas, pedidos, propostas, devoluções e também dá informações aos usuários sobre os clientes.
Funcionalidades
Iniciar atendimento
O primeiro contato que o usuário do balcão vai ter é com a tela de atendimento. Nela serão lançados os dados para uma nova venda, ou pedidos, ou propostas ou devoluções.
Nos campos tipo de entrega e condição, devem ser configurados os tipos padrões, lá nas configurações Tipo de entrega padrão e Condição padrão.
Na tela de atendimento existem três divisões:
- Produtos:
- Onde será realizada inserção dos itens, que pode ser através da digitação do código, nome, marca (digitar # marca) ou pela tela de pesquisa representada pela lupa.
- Os demais campos da tela de produtos podem ser visualizados de forma personalizada através da configuração Alterar preferências. Exceto o campo de estoque que precisa ser configurado na Exibição e controle de estoque.
- Através do botão adicionar os itens serão inseridos um a um no atendimento, ele possui uma opção de complementar dados e adicionar, que abrirá uma tela para inserção de dados adicionais como descontos, quantidade e complemento do item.
- Os itens adicionados no atendimento podem ser excluídos ou editados a qualquer momento clicando no lápis de edição ou no X de exclusão.
- Onde será identificado o cliente no atendimento, que pode ser através da busca por clientes cadastrados (clientes cadastrados no sistema M2) ou simples identificação.
- La na opção Alterar preferências do processo de configurações é possível parametrizar a lista de clientes para que seja sempre exibida no inicio de um novo atendimento.
- Quando um cliente cadastrado for inserido no atendimento, com ele virão os dados de endereço, tabela de preço e situação de crédito (aparecerá somente quando a configuração Análise de crédito estiver habilitada.)
- Para os clientes identificados não é obrigatória a inserção de todos os dados, apenas um simples cadastro.
- Cadastrar novos clientes, os usuários do balcão e caixa que posuírem permissões podem cadastrar novos clientes e editar os antigos na tela de clientes cadastrados, sem necessidade de utilizar o sistema M2.
- Exibe os totalizadores do atendimento, total de produtos, total a receber, total da devolução e um informativo com os totalizadores de receita bruta, custo e margem
- Permite inserir valores de frete, despesa e aplicar desconto em todo o atendimento.
- Possui uma tela para simulação da condição de pagamento.
- Leitura de QRCode - Essa função vai permitir ao usuário carregar o atendimento para o App de Venda de forma mais rápida.
- Proposta - Finaliza o atendimento cadastrando uma Proposta de Venda.
- Pedido - Finaliza o atendimento gerando um Pedido.
- Venda - Finaliza o atendimento gerando uma Venda.
- Mais opções:
- Recuperar venda - Todos os atendimentos iniciados e não finalizados ficam salvos na ação recuperar vendas, se por algum motivo o usuário sair da tela os dados do atendimento podem ser recuperados nessa ação.
- Nova venda - Inicia um novo atendimento limpado todos os dados inseridos na tela.
- Liberar bloqueios - Permite realizar análises de crédito e análise comercial diretamente na tela de atendimento.
- Alterar tipo de entrega - Altera o tipo de entrega de todos os itens inseridos no atendimento.
- Atualizar estoque - Atualiza a quantidade de estoque de todos os itens inseridos no atendimento.
- Vincular devolução - Vincula Devoluções cadastradas no atendimento.
- Inserir devolução - Permite realizar o cadastro de devoluções e vincular no atendimento.
- Remover devolução - Remove as devoluções vinculadas no atendimento.
- Vincular proposta - Vincula propostas cadastrados no atendimento.
⚠️ Atalhos da tela de atendimento
O processo de atendimento possui alguns atalhos que facilitam e agilizam a inserção dos dados, são eles:
✔️ Pesquisar pela marca do item: Digitar na área do item '#' e a marca. Ex.: produtos#marca.
✔️ Inserir quantidade no item (*): Digitar na area do item a quantidade e '*'. Ex.: 12*.
✔️ Inserir desconto no item (-): Digitar na área do item o desconto e '-'. Ex.: 12-
Processo | Atalho |
---|---|
Consulta de itens | Ctrl + Shift + F |
Consulta de clientes | Ctrl + Shift + A |
Selecionar cliente e entrega | Ctrl + Shift + S |
Venda | Ctrl + Alt + V |
Nova venda | Ctrl + Alt + N |