Ir para o conteúdo

Atendimento

Objetivo

O processo de atendimento é indicado para os usuários que fazem as operações de venda na loja. Ele permite o lançamento de vendas, pedidos, propostas, devoluções e também dá informações aos usuários sobre os clientes.

Funcionalidades

Iniciar atendimento

O primeiro contato que o usuário do balcão vai ter é com a tela de atendimento. Nela serão lançados os dados para uma nova venda, ou pedidos, ou propostas ou devoluções.
Nos campos tipo de entrega e condição, devem ser configurados os tipos padrões, lá nas configurações Tipo de entrega padrão e Condição padrão.
Na tela de atendimento existem três divisões:

  • Produtos:
    • Onde será realizada inserção dos itens, que pode ser através da digitação do código, nome, marca (digitar # marca) ou pela tela de pesquisa representada pela lupa.
    • Os demais campos da tela de produtos podem ser visualizados de forma personalizada através da configuração Alterar preferências. Exceto o campo de estoque que precisa ser configurado na Exibição e controle de estoque.
    • Através do botão adicionar os itens serão inseridos um a um no atendimento, ele possui uma opção de complementar dados e adicionar, que abrirá uma tela para inserção de dados adicionais como descontos, quantidade e complemento do item.
    • Os itens adicionados no atendimento podem ser excluídos ou editados a qualquer momento clicando no lápis de edição ou no X de exclusão.

Atendimento produto

  • Cliente e entrega:
    • Onde será identificado o cliente no atendimento, que pode ser através da busca por clientes cadastrados (clientes cadastrados no sistema M2) ou simples identificação.
    • La na opção Alterar preferências do processo de configurações é possível parametrizar a lista de clientes para que seja sempre exibida no inicio de um novo atendimento.
    • Quando um cliente cadastrado for inserido no atendimento, com ele virão os dados de endereço, tabela de preço e situação de crédito (aparecerá somente quando a configuração Análise de crédito estiver habilitada.)
    • Para os clientes identificados não é obrigatória a inserção de todos os dados, apenas um simples cadastro.
    • Cadastrar novos clientes, os usuários do balcão e caixa que posuírem permissões podem cadastrar novos clientes e editar os antigos na tela de clientes cadastrados, sem necessidade de utilizar o sistema M2.

    Cliente

    Cadastro Cliente

  • Negociação:
    • Exibe os totalizadores do atendimento, total de produtos, total a receber, total da devolução e um informativo com os totalizadores de receita bruta, custo e margem
    • Permite inserir valores de frete, despesa e aplicar desconto em todo o atendimento.
    • Possui uma tela para simulação da condição de pagamento.

    Negociacao

  • Processos que finalizam o atendimento:
    • Leitura de QRCode - Essa função vai permitir ao usuário carregar o atendimento para o App de Venda de forma mais rápida.
    • Proposta - Finaliza o atendimento cadastrando uma Proposta de Venda.
    • Pedido - Finaliza o atendimento gerando um Pedido.
    • Venda - Finaliza o atendimento gerando uma Venda.
    • Mais opções:
      • Recuperar venda - Todos os atendimentos iniciados e não finalizados ficam salvos na ação recuperar vendas, se por algum motivo o usuário sair da tela os dados do atendimento podem ser recuperados nessa ação.
      • Nova venda - Inicia um novo atendimento limpado todos os dados inseridos na tela.
      • Liberar bloqueios - Permite realizar análises de crédito e análise comercial diretamente na tela de atendimento.
      • Alterar tipo de entrega - Altera o tipo de entrega de todos os itens inseridos no atendimento.
      • Atualizar estoque - Atualiza a quantidade de estoque de todos os itens inseridos no atendimento.
      • Vincular devolução - Vincula Devoluções cadastradas no atendimento.
      • Inserir devolução - Permite realizar o cadastro de devoluções e vincular no atendimento.
      • Remover devolução - Remove as devoluções vinculadas no atendimento.
      • Vincular proposta - Vincula propostas cadastrados no atendimento.

    Mais opções


    ⚠️ Atalhos da tela de atendimento

    O processo de atendimento possui alguns atalhos que facilitam e agilizam a inserção dos dados, são eles:
    ✔️ Pesquisar pela marca do item: Digitar na área do item '#' e a marca. Ex.: produtos#marca.
    ✔️ Inserir quantidade no item (*): Digitar na area do item a quantidade e '*'. Ex.: 12*.
    ✔️ Inserir desconto no item (-): Digitar na área do item o desconto e '-'. Ex.: 12-

    Processo Atalho
    Consulta de itens Ctrl + Shift + F
    Consulta de clientes Ctrl + Shift + A
    Selecionar cliente e entrega Ctrl + Shift + S
    Venda Ctrl + Alt + V
    Nova venda Ctrl + Alt + N