Pedido
Objetivo
Quando um atendimento for finalizado utilizando a opção Pedido, significa que o cliente da loja esta cadastrando um pedido de venda para uma possível compra, o sistema Loja irá gerar um registro de Pedido e apartir dele podem ser realizadas algumas ações conforme descrito nas funcionalidades a seguir.
Funcionalidades
Cadastro de Pedidos
O cadastro de Pedidos é realizado através da tela de Atendimento .
Consulta de Pedidos
Na tela de consuta de Pedidos é possível realizar ações semelhentes a venda, porém o pedido deve ser colocado em edição (ícone de cadeado na tela de resumo), isso fará com que ele fique bloqueado nos processos de caixa e entrega, evitando assim que as informações fiquem desencontradas. A seguir estão listadas as ações que podem ser realizadas da consulta de pedidos:
- Visualizar todos os pedido emitidos no Loja através de filtros.
- Acessar a tela de acompanhamento de cada pedido, visualizando os itens, editar, remover e inserir novos.
- Quando o pedido for criado com consumidor não identificado é possível inserir um cliente nele, apenas identificando ou utilizando um cliente cadastrado. Quando já houver um cliente cadastrado inserido, é possível editar os dados de endereço e dados adicionais.
- Acompanhar na tela de resumo a data da emissão, dados adicionais e detalhes com os status.
- Editar recebimento, permitindo alterar a condição de pagamento, métodos, inserir descontos, adicionar valor de despesa e frete.
Ações
Algumas ações podem ser realizadas na tela de consulta de pedidos e dentro da tela de acompanhamento de cada pedido:
- Imprimir espelho do pedido - Exibe o espelho do pedidos nos modelos: Padrão 2 vias e 2 vias sem logo.
- Copiar dados para o assistente - Faz uma cópia de toda o pedido para a tela de atendimento.
- Confirmar pedido - Quando o pedido possui condição de pagamento a prazo é possivel realizar sua confirmação através dessa ação, sem a necessidade de passar pelo caixa.
- Cancelar pedido - Permite realizar o cancelamento do pedido.
- Realizar faturamento antecipado - Essa ação é usada pelo cliente quando a empresa decide emitir a nota para fatura antes de entregar a mercadoria.
- Cancelar faturamento antecipado - O sistema irá verificar se é possível cancelar o documento fiscal gerado pelo faturamento da venda, se a resposta for sim, cancela a venda gerada e desfaz os saldos do pedido.
Receber pedido
De forma geral, o recebimento de pedido é igual ao recebimento de venda, onde o usuário pode verificar no caixa o pedido que será recebido (na mesma lista que as vendas são visualizadas). Nos filtros de pesquisa avançada lá no caixa é possível definir a origem dos registros (Venda/Pedido).
Ao confirmar um recebimento, será exibida a tela de confirmação com as opções: Fatura antecipada e Imprimir (Pedido, DANFE, boletos). O sistema irá realizar a confirmação do pedido e a movimentação no caixa.
Faturamento de pedidos
O faturamento de pedidos pode ser realizado de forma normal ou de forma antecipada.
- Faturamento normal - Essa ação é usada pelo cliente quando a empresa decide emitir apenas uma nota fiscal para faturamento e entrega dos produdos.
Após a confirmação do pedido no módulo caixa ou no balcão, será criado um registro de pedido no módulo entrega. A finalização da coleta dos itens desse pedido irá gerar uma venda e na sequência realizar sua confirmação.
A partir dessa venda é possível emitir a nota fiscal através da tela de confirmação de finalização de coleta no módulo entrega, ou pelo registro de venda no módulo balcão. - Faturamento antecipado - Essa ação é usada pelo cliente quando a empresa decide emitir a nota para fatura antes de entregar a mercadoria para o cliente. O sistema irá gerar a venda de todos os itens do pedido e realizar a sua confirmação, atualizar saldos dos itens e status de faturamento do pedido.
A fatura antecipada pode ser realizada através da tela de confirmação do recebimento do pedido ou através do registro do pedido na tela de consultas.
Quando o faturamento antecipado é realizado, lá no módulo de entrega após a finalização da coleta dos itens, é possivel emitir a nota de simples remessa.
Emissão de notas de simples remessa
A geração de NF de simples remessa é gerada no módulo entrega e acontece quando num processo de venda o cliente fez a emissão de NF com faturamento antecipado, então a medida que a entrega for feita, é realizado a emissão das nfs de simples entrega/remessa.
Ao finalizar a coleta de uma entrega, o sistema verifica se a origem da entrega é pedido e se o pedido em questão teve faturamento antecipado. Se esse for o caso, vai mostrar na tela de confirmação da finalização da coleta o botão doc.fiscal com a opção para emissão de NF simples remessa.