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Proposta

Objetivo

Quando um atendimento for finalizado utilizando a opção Proposta, significa que a LOJA está cadastrando uma proposta de venda para uma possível venda de produtos. A Proposta de venda é um documento com informações sobre os produtos da empresa, valores, formas de pagamento e prazos de entrega. É utilizado para melhorar as chances de converter prospects em clientes.

Funcionalidades

Cadastro de Propostas

O cadastro de Propostas é realizado através da tela de Atendimento.

Após selecionar a opção para gerar proposta será aberta a tela de finalização, muito parecida com a finalização da Venda e do Pedido, mas com um detalhe diferente, a data de validade. Essa data de validade é definida através da parametrização Dias validade proposta, mas pode ser alterada manualmente. A data de validade da proposta define como o seu próprio nome a validade da proposta para se completar uma venda ou um pedido.

Consulta de Propostas

Na tela de consulta de Propostas é possível:

  • Visualizar todas as propostas emitidas no LOJA através de filtros;
  • Acessar a tela de acompanhamento de cada proposta, visualizar os itens, editar, remover e inserir novos, visualizar documentos vinculados, visualizar detalhes da entrega;
  • Quando a proposta for criada com consumidor não identificado é possível inserir um cliente nela, apenas identificando ou utilizando um cliente cadastrado. Quando já houver um cliente cadastrado inserido, é possível editar os dados de endereço e dados adicionais;
  • Acompanhar na tela de resumo a data da emissão, dados adicionais e validade;
  • Editar recebimento, permitindo alterar a condição de pagamento, métodos, inserir descontos, adicionar valor de despesa e frete.

Ações

Algumas ações podem ser realizadas na tela de registro de propostas e dentro da tela de acompanhamento de cada venda:

  • Imprimir espelho da proposta: exibe o espelho da proposta nos modelos: Padrão e 2 vias;
  • Aprovar as propostas: aprova todos os itens da proposta, liberando para utilização em pedido ou venda;
  • Reprovar propostas: reprova todos os itens da proposta, descartando a utilização em outros processos;
  • Cancelar propostas: permite realizar o cancelamento da proposta;
  • Visualizar documentos vinculados: através dessa opção é possível visualizar os documentos (Pedidos e Vendas) em que a proposta foi utilizada;
  • Para as propostas já aprovadas é permitido desfazer a aprovação;
  • Copiar dados para o assistente: faz uma cópia de toda a proposta para a tela de atendimento;
  • Alterar validade: permite alterar a data de validade da proposta.

Utilização da proposta

Na tela de atendimento é possível vincular as propostas através do assistente de vinculação localizado no "Mais opções". Essa ação abre uma tela onde é possível consultar as propostas de venda e escolher os itens que deseja inserir no assistente.

Vincular proposta

Na aba de itens da tela de vinculação de proposta, é possível aprovar ou reprovar os itens, alterar as quantidades e definir o destino do saldo, que pode ser: Reprovado (descarta o saldo) e disponível (mantém o saldo para uma nova vinculação).

Selecionar itens da proposta