Configurações - Geral
Objetivo
Permite definir as regras de funcionamento da loja, dados padrões, preferência e listas.
Informação
O LOJA é um sistema complementar ao sistema M2, então, alguns cadastros são realizados no M2 e integrados no LOJA. Por isso, para o uso destes registros é necessário habilitá-los.
Funcionalidades
Nas configurações gerais é possível editar as seguintes parametrizações:
Empresa e Filial
Os dados de empresa e filial são previamente cadastrados no sistema M2, para utilizá-los é necessário habilitar o uso destes registros no LOJA.
Para habilitar para o uso, basta selecionar o registro desejado e clicar no botão "Mais opções", selecionar "Habilitar uso" e o registro está pronto para uso.
Item
Os itens são previamente cadastrados no sistema M2 e já vem habilitados para o uso quando:
- estiverem marcados como venda,
- contido no almoxarifado da filial e
- na tabela de preços padrão do LOJA
Obs.: Se não houver a necessidade de venda do item no LOJA, basta desabilitar o uso do mesmo.
Contas financeiras
Os dados de contas financeiras são previamente cadastrados no sistema M2, para utilizá-los deve-se habilitar o uso destes registros no LOJA.
Para isso basta selecionar o registro desejado e clicar no botão "Mais opções", selecionar "Habilitar uso" e o registro está pronto para uso.
É possível definir as contas de destino das operações de sangria realizadas no sistema. Selecionando o registro desejado e clicando no botão "Mais opções", na sequência "Habilitar destino de sangria".
Documento fiscal
Em "Documento fiscal" é selecionado o tipo de documento fiscal que será utilizado como padrão, sendo eles:
- COO: cupom fiscal, geralmente utilizado quando o estado do cliente não permite a emissão de NFC-e;
- NF-e: nota fiscal eletrônica;
- NFC-e: nota fiscal de consumidor eletrônica;
- NFS-e: nota fiscal de serviço eletrônica.
No botão "Outras regras" pode-se definir se um cliente, filial ou método de pagamento irão emitir um documento fiscal diferente do padrão.
No campo "Emitir automático" pode-se definir se a emissão do documento será efetuada automaticamente ao finalizar a venda.
No botão "Especificar regras" é possível definir se uma filial, tipo de documento fiscal ou método de pagamento irão emitir automaticamente ao finalizar a venda, se for diferente do padrão.
Modelos e séries fiscais
Nesta parametrização são definidos os modelos e séries para emissão de documentos fiscais para cada filial.
Usuários
Os usuários são cadastrados no sistema M2 e as permissões de uso são feitas no LOJA, através das configurações dos módulos e permissões de acesso.
Para definir as configurações de uso dos usuários é necessário liberar o módulo e em seguida definir as permissões.
Exibir lista de locais do cliente
Essa configuração é habilitada quando precisar escolher um local de entrega para o cliente a partir de uma lista pré-cadastrada.
Observação
O cadastro dos locais do cliente pode ser feito no sistema M2 e no Loja.
Configuração de proxy
A configuração de proxy, quando necessária, é utilizada no PDV para enviar os arquivos do bloco X.
Casas decimais para valores unitários
Esta parametrização irá definir a quantidade de casas decimais utilizadas nos campos de valores unitários em todo o sistema.
Configuração para impressão direta
Através dessa configuração o sistema LOJA vai realizar a impressão automática de documentos, sem a necessidade de exibir o PDF em tela. Porém, além das configurações realizadas no sistema LOJA é necessária a instalação do sistema utilitário que irá fazer a ligação entre o LOJA e a Impressora física.
Clique aqui para obter mais informações e instruções de instalação.
Configuração de comissão sobre as vendas
Através dessa configuração o sistema LOJA realizará a comissão das vendas, definindo se o pagamento da comissão será na confirmação da venda ou no recebimento de títulos de contas a receber. O gerenciamento será realizado através do sistema M2.
Informação
As configurações de percentuais seguem as regras de comissão definidas no sistema M2.
Aviso
Para a regra de comissão sobre a tabela de preço, no momento será utilizada a tabela padrão para gerar a comissão do vendedor.
Habilitar filial para emissão de NFC-e em Santa Catarina
sta parametrização é aplicada para os estabelecimentos que realizam vendas ao consumidor final no estado de Santa Catarina e emitem o cupom fiscal, agora podem realizar a emissão de NFC-e.