Proposta
Objetivo
Quando um atendimento for finalizado utilizando a opção Proposta, significa que a LOJA está cadastrando uma proposta de venda para uma possível venda de produtos. A Proposta de venda é um documento com informações sobre os produtos da empresa, valores, formas de pagamento e prazos de entrega. É utilizado para melhorar as chances de converter prospects em clientes.
Funcionalidades
Cadastro de Propostas
O cadastro de Propostas é realizado através da tela de Atendimento .
Após selecionar a opção para gerar proposta será aberta a tela de finalização, muito parecida com a finalização da Venda e do Pedido, mas com um detalhe diferente, a data de validade. Essa data de validade é definida através da parametrização Dias validade proposta, mas pode ser alterada manualmente. A data de validade da proposta define como o seu próprio nome a validade da proposta para se completar uma venda ou um pedido.
Consulta de Propostas
Na tela de consulta de Propostas é possível:
- Visualizar todas as propostas emitidas no LOJA através de filtros;
- Acessar a tela de acompanhamento de cada proposta, visualizar os itens, editar, remover e inserir novos, visualizar documentos vinculados, visualizar detalhes da entrega;
- Quando a proposta for criada com consumidor não identificado é possível inserir um cliente nela, apenas identificando ou utilizando um cliente cadastrado. Quando já houver um cliente cadastrado inserido, é possível editar os dados de endereço e dados adicionais;
- Acompanhar na tela de resumo a data da emissão, dados adicionais e validade;
- Editar recebimento, permitindo alterar a condição de pagamento, métodos, inserir descontos, adicionar valor de despesa e frete.
Ações
Algumas ações podem ser realizadas na tela de registro de propostas e dentro da tela de acompanhamento de cada venda:
- Imprimir espelho da proposta: exibe o espelho da proposta nos modelos: Padrão e 2 vias;
- Aprovar as propostas: aprova todos os itens da proposta, liberando para utilização em pedido ou venda;
- Reprovar propostas: reprova todos os itens da proposta, descartando a utilização em outros processos;
- Cancelar propostas: permite realizar o cancelamento da proposta;
- Visualizar documentos vinculados: através dessa opção é possível visualizar os documentos (Pedidos e Vendas) em que a proposta foi utilizada;
- Para as propostas já aprovadas é permitido desfazer a aprovação;
- Copiar dados para o assistente: faz uma cópia de toda a proposta para a tela de atendimento;
- Alterar validade: permite alterar a data de validade da proposta.
Utilização da proposta
Na tela de atendimento é possível vincular as propostas através do assistente de vinculação localizado no "Mais opções". Essa ação abre uma tela onde é possível consultar as propostas de venda e escolher os itens que deseja inserir no assistente.
Na aba de itens da tela de vinculação de proposta, é possível aprovar ou reprovar os itens, alterar as quantidades e definir o destino do saldo, que pode ser: Reprovado (descarta o saldo) e disponível (mantém o saldo para uma nova vinculação).